Leite Creme Caseiro


Quem é que não adora um bom leite creme caseiro? O leite creme, ou o crème brûlée, é uma sobremesa muito popular nas casas portugueses feita à base de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado com um maçarico ou com um ferro em brasa (tal como na fotografia).
Pode substituir parte do leite por igual quantidade em natas – fica ainda mais delicioso (embora mais rico em conteúdo calórico). Pode ainda alterar as quantidades da receita de forma fácil dado que é sensivelmente 1 dl de leite e uma colher de sopa de açúcar para cada gema, sendo a quantidade de farinha adaptada às novas proporções. Caso goste do leite creme mais espesso pode aumentar ligeiramente a quantidade de farinha. Não ponha demasiado açúcar por cima do leite creme porque vai ter dificuldade em queimar e fazer aquela capinha estaladiça.

 

Para 4/6 pessoas
Cerca de 20/30 m (mais o tempo para o leite arrefecer)

 

Leite Creme Caseiro
Leite Creme Caseiro
Leite Creme Caseiro
Leite Creme Caseiro
Leite Creme Caseiro
Leite Creme Caseiro

Ingredientes Leite Creme Caseiro

  • 5 dl de leite gordo
  • 4 a 5 c. de sopa de açúcar
  • 4 a 5 gemas
  • 1 c. de sopa (rasa) de farinha
  • 1 tira de casca de limão
  • Açúcar para queimar (cerca de 100g)

Preparação Leite Creme

  1. Ferver o leite com a casca de limão e deixar arrefecer (deve ficar morno).
  2. Misturar as gemas com um pouco do leite morno e juntar ao restante leite. Juntar também o açúcar e a farinha.
  3. Levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar (deve ficar agarrado à colher da colher mas não precisa de ficar muito espesso). Tenha atenção ao lume, este tem de estar baixo, não deixe ferver porque a mistura deslassa. 
  4. Colocar numa travessa e deixar arrefecer. 

Como queimar o leite creme?

Para queimar o leite creme deixe-o primeiro arrefecer.

Coloque à volta de 100 gr de açúcar por cima do leite creme e com um ferro a ferver tocar ao de leve no açúcar. Irá formar uma crosta estaladiça como pode ver na fotografia.

Se utilizar um maçarico o que deve fazer é chegar o lume do maçarico perto do açúcar até o ver derreter e cobrir toda a superfície rapidamente.

Queimar o Leite Creme Caseiro
Queimar o Leite Creme Caseiro

2 Comentários

  1. António Araújo

    A receita ficou toda aos fatocos! A minha mae diz que se mistura tudo frio e só depois é que se põe a ferver! Não gostei!

    • s.peres.reis@gmail.com

      Olá António! Obrigada pelo seu comentário e lamentamos que o Leite Creme não tenha corrido como esperado. Pensamos que o problema tenha sido ferver a mistura toda no fim o que fez o leite creme deslassar.
      Na receita não dizemos que deve ferver a mistura mas apenas levar em lume brando até engrossar. Mas obrigada pelo seu comentário porque vamos fazer esse ponto mais claro na receita.
      O facto do leite dever ser fervido inicialmente é para ganhar o sabor do limão mas não é necessariamente obrigatório. Se tiver mais questões ou comentários teremos todo o prazer em responder!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.