Panquecas de Banana e Mirtilos

Quem não gosta de panquecas para o pequeno-almoço? E se lhe disser que estas panquecas de banana e mirtilo são vegan, super nutritivas e verdadeiramente deliciosas que até os mais céticos adoram! Encontrei esta receita de panquecas no canal do Youtube da Deliciously Ella e fiquei muito contente com o resultado. É uma receita simples, precisa apenas de um processador de alimentos e de deixar as sementes de chia repousar uns 20 minutos antes de as utilizar. As sementes de chia são a chave para fazer com que a massa das panquecas fique com a consistência ideal. Esta receita dá para cerca de 9 panquecas pequenas, para 2 ou 3 pessoas.

 

Panquecas de Banana e Mirtilo
Panquecas de Banana e Mirtilo

Ingredientes Panquecas de Banana e Mirtilos

  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 175 ml de água
  • 200 gr de aveia
  • 2 bananas grandes maduras
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de sopa de xarope de ácer
  • 1 pitada de sal
  • 1 mão cheia de mirtilos

Preparação Panquecas de Banana e Mirtilos

  1. Comece por misturar as sementes de chia com os 175 ml de água. Deixe repousar durante 20 minutos até ficar com uma consistência gelatinosa.
  2. Corte as bananas em fatias e coloque no processador de alimentos junto com a aveia, o óleo de coco, o xarope de ácer e a pitada de sal.
  3. Processe muito bem, à volta de 3-5 minutos até ficar com uma papa homogénea.
  4. Verta a mistura processada de aveia e banana para uma tigela grande e adicione as sementes de chia, incluindo a água. Misture bem e adicione os mirtilos.
  5. Numa frigideira anti-aderente passe um papel de cozinha molhado em óleo de coco. Acenda o lume médio e deixe a frigideira aquecer.
  6. Com a ajuda de uma colher coloque a massa das panquecas na frigideira com um formato redondo. Aconselho a que as faça relativamente pequenas para serem fáceis de virar. Numa frigideira grande faço três panquecas de cada vez. Com paciência, deixe as panquecas fritarem bem antes de as tentar virar, podem demorar uns 3-5 minutos antes de estarem prontas para virar. Se achar que estas estão a queimar baixe um pouco o lume. Vire as panquecas e repita o processo. Uma vez viradas, pode espalmá-las com a espátula se as quiser mais finas. Quando estiverem douradinhas dos dois lados e com consistência firme coloque-as no prato para servir e decore com mais mirtilos, fatias de banana e um pouco de xarope de ácer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.