Doce da Avó

Estamos perante um tradicional Doce da Avó, também conhecido como Doce de Natas, que encontrará por todos os restaurantes tradicionais portugueses em variadas versões (e dimensões). Esta receita de Doce da Avó é feita com palitos la reine, leite condensado, natas, etc… É uma excelente combinação de texturas e sabores e uma das minhas sobremesas favoritas para a época da primavera e verão. Por vezes gosto também de acrescentar algumas bolachas maria picadinhas, para dar um contraste mais estaladiço, mas os palitos la reine ficam só por si muito bem. Assemelha-se quase a como utilizar um bolo seco esfarelado. Use natas frescas e deixe o Doce da Avó estar no frigorífico algumas horas para que este fique com uma consistência sólida. Pode servir numa taça grande que é o mais simples ou fazer pequenas taças individuais para os convidados. Prepare este Doce da Avó pois é rápido, fácil e agrada a todos. Só vantagens! O Doce da Avó deve ser servido bem frio e aguenta uns 2-3 dias no frigorífico.

 

Sugestão: Sirva acompanhado com frutos silvestres ou morangos.

 

Tempo de preparação 15 min
Tempo de refrigeração 8 horas
Para 10 pessoas
Doce da Avó
Doce da Avó (ou Doce de Natas)




Ingredientes Doce da Avó

  • 1 lata de leite condensado
  • 5 dl de natas
  • 200-250 gr de palitos La Reine (pode ser substituido por bolachas ou restos de bolo amarelo)
  • 5 folhas de gelatina
  • 5 claras



Preparação Doce da Avó

  1. Comece por bater bem as natas frescas até ganharem uma consistência mais firme. Adicione o leite condensado e continue a bater mais um pouco.
  2. À parte, amoleça a gelatina num pouco de água e leve-a ao lume muito brando (ou mesmo em banho maria) mexendo sempre até derreter bem.
  3. Junte a gelatina ao preparado das natas e leite condensado.
  4. De seguida, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado do doce de natas.
  5. Disponha o Doce da Avó numa taça grande ou pequenas taças individuais, alternando as camadas. Primeiro coloque o creme, de seguida os palitos esfarelados, e assim sucessivamente, acabando com uma camada de palitos (ver fotografia).




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.