O Arroz Doce Perfeito

A minha querida Avó Lili sabe como preparar o arroz doce perfeito e esta é sem dúvida a melhor receita de arroz doce pois fica cremoso e doce na perfeição. O arroz doce é uma receita muito tradicional nas casas portuguesas. É composto maioritariamente por arroz, gemas, leite e açúcar, com um toque de limão e canela.

 

Existem várias maneiras de se confeccionar arroz doce e existem receitas com mais gemas, menos gemas, mais leite, menos leite. Na realidade, muita gente faz arroz doce sem olhar a medidas exatas, ajustando esta receita conforme o gosto pessoal.

 

A cozedura inicial do arroz deve ser na proporção de uma medida de arroz para 2 de água. É aconselhável utilizar arroz carolino ou arbóreo pois fica melhor. É muito importante que não junte o açúcar ao cozinhado antes do arroz estar no ponto de cozedura desejado.

 

Para 8 pessoas

 

arroz doce
Arroz Doce

Ingredientes O Arroz Doce Perfeito

  • 260g de arroz carolino ou arbóreo
  • 6 dl de água
  • 1 pitada de sal
  • 25g de manteiga
  • 1 casca de limão
  • 1 litro de leite morno (leite meio gordo ou gordo)
  • 325g de açúcar
  • 6 gemas



Preparação O Arroz Doce Perfeito

  1. Para preparar o arroz doce comece por colocar a água num tacho largo, uma boa pitada de sal, a casca de limão e, quando ferver, junte a manteiga e o arroz. Mexa, tape e deixe cozer cerca de 10 minutos em lume brando.
  2. Após os 10 minutos comece a adicionar o leite morno ao arroz, aos poucos, mexendo sempre para não pegar. Ao fim de 15-20 minutos deverá ter incorporado o litro de leite e o arroz estará cozinhado no ponto ótimo.
  3. Junte o açúcar, mexa durante cerca de 5 minutos e afaste do lume.
  4. Numa tigela larga mexa um pouco as gemas (não é preciso bater) e junte um pouco do preparado de arroz, mexendo sempre para evitar que as gemas cozam (o objetivo é amornar as gemas para não talharem quando as juntarmos ao arroz quente).
  5. Junte as gemas ao arroz doce e leve novamente ao lume, muito brando, durante cerca de 3 -4 minutos, não deixando ferver.
  6. Retire do lume, retire as cascas de limão, coloque em tacinhas ou numa travessa funda e enfeite com fios de canela. Sirva morno de preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.