Bolo Fudge de Chocolate


Este é um bolo fudge de chocolate muito rico e muito muito doce. Fudge é uma palavra inglesa que quando aplicada à culinária significa “caramelo mole”. Como tal, este bolo devido à sua consistência e às camadas de creme fica com um toque pegadiço. Delicioso para os fãs de chocolate.
Quando está a cozer a massa pode achar que dá um bolo relativamente pequeno mas depois de montado com as camadas de creme fica com um tamanho suficiente para 10 pessoas comerem fatias muito generosas. Utilize duas forma de 20 centímetros de diâmetro para cozinhar o bolo. Receita baseada em “Classic Chocolate Fudge Sandwich Cake” no livro do Great British Bake Off de Linda Collister.

Bolo Fudge de Chocolate
Bolo Fudge de Chocolate
Bolo Fudge de Chocolate
Bolo Fudge de Chocolate

Ingredientes Bolo Fudge de Chocolate

Bolo

 

  • 200 gr de chocolate de culinária (70% cacau)
  • 200 gr de manteiga sem sal, cortada aos cubos
  • 4 ovos médios à temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 325 gr de açúcar
  • 175 gr de farinha com fermento
  • ½ colher de chá de fermento
  • 45 de cacau em pó
  • 1 pitada de sal

 

Recheio e Cobertura de Chocolate

 

  • 300 gr de açúcar em pó
  • 150 gr de chocolate de culinária (70% cacau)
  • 150 gr de manteiga, cortada aos cubos à temperatura ambiente
  • ½ colher de chá de extracto de baunilha


Preparação Bolo Fudge de Chocolate

Bolo

 

  1. Pré-aquecer o forno a 180º. Untar duas formas de 20 cm de diâmetro com manteiga.
  2. Comece por colocar o chocolate aos cubos e a manteiga em banho maria, mexer esporadicamente e uma vez bem derretido e homogéneo coloque de lado a arrefecer.
  3. Numa batedeira eléctrica coloque os ovos e a baunilha e bata até formar bolhinhas de ar. Adicione o açúcar e misture até ficar o mais espesso possível. A mistura deverá aumentar aproximadamente 5 vezes o volume e quando remover a vara deve ficar um “rasto” de massa.
  4. Diminua a velocidade das varas e envolva o chocolate derretido. Uma vez que o chocolate esteja bem incorporado peneire os ingredientes secos (farinha, fermento, cacau e sal) e misture bem. A mistura vai ficar espessa, misture sem pressa até que a massa fique o mais homogénea possível, sem grumos.
  5. Separe a mistura de modo igual pelas duas formas. Leve ao forno já pré-aquecido durante 30 a 35 minutos até o centro dos bolos ficarem minimamente firmes ao toque.

 

Recheio e Cobertura de Chocolate

 

  1. Entretanto comece por preparar o recheio de chocolate. Leve o chocolate aos pedaços ao lume em banho maria e deixe derreter, mexendo esporadicamente. Retire do lume e deixe arrefecer até ficar morno. De seguida, adicione a manteiga e uma colheres do açúcar em pó.
  2. Bata bem com uma colher de pau ou a batedeira eléctrica em velocidade baixa. Vá envolvendo o açúcar em pó, colher a colher, batendo bem entre cada colherada. Junte a baunilha. Continue a bater até ficar com um creme espesso mas bom para espalhar no bolo.

 

Montagem do Bolo:

 

  1. Deixe os bolos arrefecer por completo e corte cada parte ao meio, para ficar com 4 camadas iguais. Se achar que as suas camadas originais são demasiado finas para serem cortadas ao meio não se preocupe, faça como nós que estávamos com algum receio de cortar as duas parte do bolo ao meio e montamos o bolo apenas com duas camadas. No entanto, a receita fica bastante bem com as 4 camadas finas de bolo intercaladas com camadas finas de creme.
  2. Divida o creme em duas partes. Metade será utilizado para as camadas entre o bolo e para a “pré-capa” da parte exterior do bolo. Disponha a primeira camada de bolo, barre uma fatia fina de creme, disponha a próxima camada de bolo e assim adiante. O creme é espesso e pode ser aborrecido para espalhar. Utilize uma faca larga específica para barrar cremes e tenha alguma paciência.
  3. No final, cubra o bolo inteiro com uma camada muito fina do restante creme da primeira dose e leve ao frigorífico durante 10 minutos. Esta é uma primeira “capa” que tem como objetivo apanhar os grumos para que, quando colocar o resto do creme, seja mais fácil de espalhar e fique com uma superfície suave.
  4. Por fim pode decorar o bolo a gosto, com raspas de chocolate branco, pepitas de chocolate ou mesmo decorações caseiras de chocolate moldado.
  5. Não coloque o bolo no frigorífico mas deixe-o repousar num local fresco até 3 dias, dentro de uma caixa. Se o colocar no frigorífico ele ficará demasiado duro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.