Trança da Páscoa

A trança é uma variação do tradicional folar da páscoa. É um tipo de pão brioche, fofo e pouco doce. É uma delícia quando quentinha, acabada de fazer e fica boa mesmo com 1 ou 2 dias.

Esta receita dá para 2 tranças grandes. É uma delícia quando quentinha, acabada de fazer e fica boa mesmo com 1 ou 2 dias. Caso passe mais que 2 dias experimente torrá-la e comê-la com manteiga ou doce, é muito agradável deste modo! Lembre-se que o tempo que a massa leva a levedar depende da temperatura ambiente: para a massa levedar bem em todas as suas fases convém que a temperatura ambiente seja superior a 20ºC. Para ajudar pode colocar perto de um forno, usar um saco de água quente, etc.

TranaPscoa500.375
Trança da Páscoa




Ingredientes Trança da Páscoa

  • 125 gr farinha + 500 gr de farinha + farinha para polvilhar
  • 1 pacote de fermento de padeiro, diluído em água morna
  • 5 ovos batidos
  • 125 gr manteiga derretida
  • 150 gr açúcar
  • 1 pitada de sal





Preparação Trança da Páscoa

  1. Primeiro, faça a chamada “bola de fermento”. Coloque 125 gr de farinha numa tigela e junte um pacote de fermento já diluído em 1 dl de água morna até fazer uma bola macia. Polvilhe com farinha e deixe levedar cerca de 20 min, tapado com uma toalha.
  2. Noutro recipiente coloque os restantes 500 gr de farinha, a ”bola de fermento”, os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal. Amasse bem (se tiver um batedor, melhor) até a massa se despegar das paredes da tigela – se for necessário acrescente mais 4 ou 5 colheres de sopa de farinha. Faça 1 bola com esta massa, polvilhe com farinha e deixe levedar, tapando com película (pode embrulhar numa manta, eu coloco um saco de água morna por baixo de modo a aquecer mais o recipiente e acelerar o processo de levedura). Deve levar mais ou menos 2 a 2h30 até dobrar de volume.
  3. Após levedar e dobrar de volume, coloque a massa sobre a bancada polvilhada com farinha, amasse ligeiramente e divida em duas partes (que serão as duas tranças). Divida cada bola em 3 rolos (forma cilíndrica) para formar a trança (ou só 2 rolos e enrolar, é como preferir, no exemplo da fotografia só são usados 2 rolos).
  4. Deixe levedar à volta de 45 minutos (novamente, dependerá da temperatura, convém ser quentinha). De seguida, pincele com ovo batido e leve ao forno a 180º durante 20 a 25 minutos. Verifique com um palito se já não sai massa agarrada e já está. Feliz páscoa!




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.