Maçã Assada no Forno

A Maçã Assada no forno, quando ainda quente, é uma das sobremesas mais reconfortantes nos dias mais frios, com o seu sabor doce e a canela. Quando fria, a Maçã Assada fica também maravilhosa. É preferível utilizar maçãs reinetas ou granny smith pois têm um sabor mais intenso e mais ácido e tem uma consistência mais firme quando assada. A quantidade de açúcar é a gosto mas sugerimos que seja generoso!

 

Maçã Assada no Forno
Maçã Assada no Forno
Maçã Assada no Forno
Maçã Assada no Forno
Para 8 Pessoas

Ingredientes Maçã Assada no Forno

  • 8 Maçãs
  • 8 Paus de Canela
  • Açúcar qb
  • Manteiga qb
  • Canela em pó qb (opcional)
  • 1 cálice de vinho do Porto (opcional)

Preparação Maçã Assada no Forno

  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Lave bem as maçãs e, com a ajuda de uma faca ou de um instrumento próprio para o efeito, retire a parte central (pedúnculo e caroços) criando um tubo oco no meio da maçã (ver foto).
  3. Coloque as maçãs num tabuleiro para ir ao forno. Polvilhe as maçãs com açúcar a gosto e coloque um pau de canela no meio de cada maçã (se quiser um sabor mais intenso a maçã junte uma ou duas colheres de chá de canela ao açúcar para polvilhar).
  4. Coloque 3 ou 4 bocadinhos de manteiga (de cerca de 1-2 cm cada) em cima de cada maçã incluindo no centro.
  5. Salpique o tabuleiro com cerca de 2 colheres de sopa de água ou, se preferir, salpique com um cálice pequeno de vinho do porto.
  6. Leve as maçãs a assar ao forno durante meia hora a uma hora, regando de vez em quando com o molho que se vai criando. Se necessário junte um pouco de água ocasionalmente.
  7. Verifique se estão cozidas espetando com um palito. O centro das maçãs deverá ficar macio mas o ponto de cozedura pode ficar a seu gosto conforme prefira as maçãs assadas mais ou menos cozidas.
  8. Deixe arrefecer um pouco antes de servir as maçãs assadas. Acompanhe as maçãs assadas com uma bola de gelado de baunilha para uma sobremesa perfeita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.