Bolachas de Natal Decoradas com Massa de Açúcar

Decorar bolachas com massa de açúcar é mais fácil do que parece e super divertido. Se tiver a oportunidade compre já a massa de açúcar colorida pois dá menos trabalho, mas também é divertido criarmos as nossas próprias cores com corantes.

Bolachas com Massa de Açúcar
Bolachas Decoradas com Massa de Açúcar
Bolachas de Natal Decoradas com Massa de Açúcar
Bolachas Decoradas com Massa de Açúcar




Materiais para decorar Bolachas de Natal com Massa de Açúcar

Vai precisar dos seguintes materiais.

  • Bolachas prontas e já frias, sugestão de receita aqui.
  • Massa de açúcar de compra – Branca ou já colorida com as cores pretendidas.
  • Corantes em gel – Caso só tenha massa de açúcar branca pode colori-la com corante. Os melhores corantes para a massa de açúcar são corantes em gel. Os corantes de água podem alterar a textura da massa de açúcar e não têm cores tão fortes.
  • Amido de milho (farinha maizena) para trabalhar a massa de açúcar – Caso não tenha farinha maizena pode utilizar açúcar em pó, mas a farinha maizena é preferível.
  • Rolo metalizado – Alternativamente pode utilizar um frasco de vidro para esticar a massa de açúcar, mas note que o frasco tem de ser liso para a massa de açúcar não ficar com marcas.
  • Cortadores no mesmo formato que as bolachas que quer decorar.
  • Cola comestível. Sugestão: Petal Glue de Jem Cutters

Passos para decorar Bolachas de Natal com Massa de Açúcar

Bolachas de Natal Decoradas com Massa de Açúcar
Bolachas de Natal Decoradas com Massa de Açúcar




  1. Certifique-se que tem uma superfície limpa e lisa onde irá trabalhar a massa de açúcar. Polvilhe ligeiramente a superfície com farinha maizena.
  2. Retire um pedaço da massa de açúcar e comece por amassar bem com os dedos até ficar flexível e macia. Faça um disco e coloque-a na superfície.
  3. Estique a massa de açúcar com o rolo da massa até ficar com uma espessura à volta de 3 milímetros. Note que a espessura da massa de açúcar é um pouco a gosto. A massa de açúcar é muito maleável e consegue ficar bastante fininha. No entanto, as bolachas costumam ficar mais bonitas com uma camada mais grossa de massa de açúcar, pelo menos 3 milímetros.
  4. À medida que estica a massa vá virando-a para se certificar que ela não fica agarrada nem à superfície nem ao rolo. Coloque mais farinha maizena se necessário e não se preocupe que a farinha é absorvida pela massa de açúcar e não se vai notar.
  5. Uma vez esticada e lisa corte com as mesmas formas que utilizou para as bolachas.
  6. Com um palito ou um pincel duro e pequeno espalhe um pouco de cola comestível na superfície da bolacha e coloque com cuidado a camada da massa de açúcar (ver fotos). Pressione ao de leve para ficar bem agarrada à bolacha e ajuste as bordas se for necessário.
  7. Repita o processo para as restantes bolachas e decore-as a gosto com bolinhas ou fitinhas de massa de açúcar.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.