Húmus de Beterraba

Apanhei o hábito do húmus como aperitivo em Dublin e continuo a tê-lo em Nova Iorque. Os dips são muito populares nos Estados Unidos e numa cidade saudável como Nova Iorque é quase certo que os irei encontrar em festas e eventos. Em vez de o saborear o humus apenas com chips ou pão raso é comum saboreá-lo com cenoura, pepino, aipo, brócolos e até couve-de-flor. Adoro húmus e a melhor parte é que é saudável e vegan. Contém um alto valor proteico, baixo índice glicémico e é saborosíssimo! Num recente jantar de família preparámos este vibrante húmus de beterraba. Foi muito bem recebido (à parte do Martim de 3 anos que ainda não está habituado a sabores mais exóticos). O húmus de beterraba (e qualquer outro) é fácil e rápido de se preparar. Tritura-se tudo no processador de alimentos e já está. Para mim esta receita de húmus de beterraba é apenas uma indicação porque os temperos e o acerto final fazem-se a gosto. Normalmente acabo por pôr um bocadinho mais de alho e sumo de limão.

Húmus de Beterraba
Húmus de Beterraba
Húmus de Beterraba
Húmus de Beterraba





Ingredientes Húmus de Beterraba

  • 1 beterraba pequena já cozida
  • 1 lata pequena de grão escorrido (cerca de 240g escorrido)
  • Raspa de 1 limão
  • Sumo de 1 limão
  • 2 dentes de alho grandes, picados
  • 2 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)
  • ¼ chávena de azeite
  • Sal e pimenta

Preparação Húmus de Beterraba

  1. Corte a beterraba aos cubos, deite no processador de alimentos e bata até ficar apenas com pedaços pequenos.
  2. Adicione todos os restantes ingredientes exceto o azeite e bata até ficar com uma mistura suave e homogénea.
  3. Continue a bater e vá juntando o azeite em fio.
  4. Prove e ajuste os temperos a gosto (adicione mais sal, limão ou azeite conforme preferir). Se estiver demasiado espesso adicione um pouco de água.
  5. Guarde o húmus de beterraba no frigorífico não mais que uma semana. Sirva com pão, tostas, pepino, cenoura, aipo, etc.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.