Baba Ganoush

Baba Ganoush é uma pasta muito popular no médio oriente. Tal como o húmus é servida em pequenas porções para ser acompanhada com pão pita ou tostas. É feita de beringelas assadas, batidas no processador de alimentos com tahini, alho, sumo de limão entre outros temperos. Tradicionalmente são assadas nas brasas, ficando fumadas; não tendo a possibilidade de assá-las nas brasas podemos fazê-lo simplesmente no forno. É uma opção saudável e vegan para servir como aperitivo em jantares ou festas.

 

Baba Ganoush
Baba Ganoush
Baba Ganoush
Baba Ganoush

Ingredientes Baba Ganoush

  • 2 beringelas médias
  • 4-6 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de tahini
  • ½ colher de chá de flocos de malagueta
  • 1 colher de chá de cominhos em pó
  • 1 limão grande
  • Sal e pimenta

Preparação Baba Ganoush

  1. Prepare as beringelas para assar: corte as beringelas na vertical ficando com duas metades e de seguida corte em xadrez o meio da beringela sem furar a casca. Leve ao forno com a casca para baixo e deixe assar durante cerca de 45 min, a 180ºC, ou até ficarem com uma consistência muito suave.
  2. Descasque o alho e corte o limão em duas metade, deixando de lado.
  3. Uma vez assadas as beringelas, retire-as do forno, deixe-as arrefecer um pouco para de seguida remover o miolo da beringela, deixando a casca de parte.
  4. No processador de alimentos junte o miolo da beringela, o tahini e o alho e bata tudo bem. Vá adicionando azeite aos poucos, cerca de uma ou duas colheres de sopa. De seguida adicione o sumo do limão.
  5. Bata mais até ficar com a textura desejada; quanto mais bater mais cremoso ficará.
  6. Poderá adicionar mais azeite ou sumo de limão para tornar a Baba Ganoush ainda mais suave. Adicione os flocos de malagueta, os cominhos e tempere com o sal e a pimenta verificando se está a seu gosto.

Sirva com pão pita, tostas ou mesmo tiras de cenouras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.