Puré de Batata Doce

A batata doce é uma excelente fonte de vitaminas, entre elas a vitamina A. Existem vários tipos de batata doce e aquela que utilizamos nesta receita é a Batata Doce Japonesa, de um amarelo esbranquiçado por dentro e de uma casca avermelhada. Outra muito popular é a Batata Doce Jewel que é caracterizada por uma cor laranja forte. A batata doce é um acompanhamento muito saboroso e nutritivo, ideal para crianças. Pode sempre simplesmente assá-las no forno que ficam sempre bem ou variar com esta receita de puré de batata doce.

 

Puré de Batata Doce
Puré de Batata Doce
Para 8 pessoas (quantidades aproximadas)

Ingredientes Puré de Batata Doce

  • 1,4 Kgs de batata doce
  • 50gr de manteiga
  • 1/3 a 1/2 chávena de natas (ou leite de preferência gordo)
  • 1/4 de colher de chá de paprika (fumada de preferência)
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/8 de colher de chá de pimenta de caiena

Preparação Puré de Batata Doce

  1. Lave muito bem as batatas doces, corte-as em rodelas grossas e leve a cozer ao lume num tacho com água.
  2. Quando estiverem macias, retire-as do tacho e deixe arrefecer durante uns minutos. Quando for possível pegar nas batatas, descasque-as, retirando todos os “olhos” ou manchas pretas.
  3. Reduza as batatas a puré e junte-lhes a manteiga, as natas (ou o leite) e tempere com o sal, paprika e a pimenta de caiena. Ajuste as natas (ou leite) e os temperos até ficar com a consistência e o gosto preferidos.
  4. Este puré de batata doce pode ser feito de véspera, guardado, tapado, no frigorífico e aquecido no momento de servir no micro ondas ou em banho-maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.