Pão de Cerveja

Adoro preparar o meu próprio pão mas por vezes não há tempo para todos os passos que um pão normal requer. Felizmente existem ótimas alternativas como por exemplo o pão de cerveja. Neste pão em vez de se utilizar fermento de padeiro utiliza-se a cerveja que actua como fermento. O pão de cerveja não requer também “pôr as mãos na massa” por isso prepara-se num instante e deixa-se a cozer uns bons 45 – 55 minutos, até formar uma boa crosta.
A textura do pão de cerveja que preparei faz lembrar o scone, mas menos doce. É macio por dentro e relativamente quebradiço por fora. Eu optei por utilizar uma Corona e farinha branca que era o que tinha à mão mas pode utilizar a cerveja que quiser e farinha integral. Estou curiosa para ver como é que este pão fica se utilizarmos uma cerveja escura e como afetará o seu sabor. Com a Corona não havia qualquer rasto de sabor a cerveja no pão.

Pão de Cerveja
Pão de Cerveja

Ingredientes Pão de Cerveja

  • 1 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga derretida
  • 350 gr farinha (branca ou integral)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 ½ de chá de sal
  • 50 gr de agave (ou açúcar de coco, ou mel)
  • 50 gr de sementes de girassol (ou outras sementes, como linhaça, abóbora, etc)
  • 300 ml de cerveja (eu usei uma Corona)

Pão de Cerveja
Pão de Cerveja
Pão de Cerveja
Pão de Cerveja
Pão de Cerveja
Pão de Cerveja

Preparação Pão de Cerveja

  1. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de bolo inglês com um pouco do óleo de coco (ou manteiga).
  2. Junte a farinha, o fermento, o sal e o agave numa tigela. Adicione a maior parte das sementes de girassol e deixe algumas de lado para a crosta do pão. Junte a cerveja e misture apenas até a massa se unir, não é preciso amassar a massa. Verta a massa para a forma já untada.
  3. Verta o óleo de coco por cima da massa do pão pois vai ajudar a formar uma crosta mais crocante no topo e, por de cima coloque as restantes sementes.
  4. Deixe o pão de cerveja cozer cozer por volta de 45 minutos ou até ficar dourado e não vier qualquer massa agarrada no teste do palito. Sirva o pão de cerveja acompanhando a sopa ou com um pouco de queijo e doce, fica uma delícia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.