Manteiga de Amêndoa Caseira

Porquê fazer manteiga de amêndoa?

É fácil de se fazer e deliciosa. Pode barrar a manteiga de amêndoa no pão, adicionar às papas de aveia ou comer mesmo diretamente do frasco com uma colher.

É mais barato que comprar um frasco de manteiga de amêndoa.

É garantidamente saudável, sem aditivos, óleos ou açúcares desnecessários.

Manteiga de Amêndoa Caseira
Manteiga de Amêndoa Caseira

Quais os benefícios da manteiga de amêndoa?

A manteiga de amêndoa é uma excelente fonte de proteína e gordura saudável. Deixa-nos satisfeitos e cheios. Uma dose, 2 colheres de sopa, contém 7 gramas de proteína.

As amêndoas são também uma boa fonte de fibra, o que é muito importante para uma dieta equilibrada e, muitas pessoas têm uma escassez de fibra na sua alimentação. Uma dose, 2 colheres de sopa, contém 4 gramas de fibra, ou seja, 16% da fibra diária recomendada.

Os frutos secos, como a amêndoa, ajudam também a diminuir o colesterol e a controlar as diabetes.

Como fazer manteiga de amêndoa?

Preparar manteiga de amêndoa é muito fácil. Tudo o que precisa é de amêndoas e de um processador de alimentos. Há quem goste de utilizar um pouco de óleo de girassol ou amêndoa para ajudar no processo mas não é necessário, basta ter alguma paciência pois as amêndoas formarão o seu próprio óleo à medida que as tritura.

Manteiga de Amêndoa Caseira
Manteiga de Amêndoa Caseira

Preparação Manteiga de Amêndoa

  1. Para ficar com uma manteiga de amêndoa mais saborosa torre as amêndoas primeiro levando-as ao forno baixo, 140º a 150º, durante 5 a 10 minutos mas sempre com muita atenção pois passam de brancas a queimadas num instante.
  2. Não precisa de descascar as amêndoas mas se o preferir fazer é muito fácil. Mergulhe as amêndoas em água a ferver durante 1 a 2 minutos e de seguida escorre-las bem. A casca sai apertando as amêndoas.
  3. Coloque as amêndoas no processador de alimentos e comece a triturar. Vai demorar algum tempo, mas não perca a paciência. Quando vir que a mistura se começa a pegar aos cantos do processador vá parando para raspar o que está agarrado e envolver novamente na mistura. Repetir este processo as vezes que forem precisas.
  4. Vai reparar que a mistura começa a formar um óleo e que as amêndoas se transformam em pasta. Continue a bater até ficar com a consistência desejada, mas note que, devido ao calor do processador de alimentos, a manteiga está quente e mais líquida do que quando a colocar num frasco e a deixar arrefecer bem. Eu gosto de a triturar durante pelo menos 20 minutos e ir parando de quando em vez para raspar os cantos e sentir o aroma encantador da manteiga de amêndoa a formar-se. É verdadeiramente único.
  5. Coloque a manteiga de amêndoa num frasco e guarde num sítio seco a temperatura amena. A manteiga de amêndoa não precisa de estar no frigorífico. Ela durará bastante tempo, alguns meses (se não a comer toda numa semana como eu). A separação do óleo é normal.

Manteiga de Amêndoa Caseira
Manteiga de Amêndoa Caseira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.