Batatas Doces Salteadas

Existem dois tipos muito comuns de batatas doces. A versão alaranjada por dentro e castanha por fora e a versão amarelada por dentro e roxa por fora. A primeira é muito doce, com um sabor intenso e fica muito macia quando cozida. A segunda é menos doce mas também muito saborosa e mais comum nos supermecados portugueses. Esta última é a batata doce utilizada nesta receita (ver fotografia).

As batatas doces são ricas em vitaminas e muito versáteis. Pode assar, saltear, fritar, cozer que ficam sempre deliciosas!

Saltear batatas doces nunca foi tão fácil com as instruções que se seguem em baixo. Estas dão um excelente acompanhamento para pratos de carne, peixe ou mesmo vegetarianos.

 

Para 4 pessoas

Batatas Doces Salteadas
Batatas Doces Salteadas



Ingredientes Batatas Doces Salteadas

  • 2 batatas doces grandes (cerca de 400/500 g)
  • 4 a 6 c. sopa de azeite
  •  2 dentes de alho picados ou esmagados
  • tomilho qb (fresco de preferência)
  • sal e pimenta preta

Batatas Doces Salteadas

Preparação Batatas Doces Salteadas

  1. Lave muito bem as batatas doces, corte-as em rodelas grossas e tempere com sal grosso. Coza as batatas ao vapor cerca de 20 minutos. Experimente com um palito para ver se estão cozidas e não deixe cozer demais.
  2. Deixe as batatas arrefecer um pouco, descasque-as e corte em cubos de cerca de 2 cm.
  3. Numa frigideira com lados altos aqueça 4 c. de sopa de azeite, tomilho (cerca de 1 c. de chá ou a gosto) e os dentes de alho picados. Salteie cerca de 30 segundos e junte
  4. as batatas. Vá salteando as batatas lentamente em lume médio virando-as de vez em quando com cuidado para não esmagar (se quiser arriscar vire as batatas fazendo-as saltar na frigideira).
  5. Junte um pouco de mais azeite se começar a ficar seco. Salteie até ficarem com um aspeto douradinho.
  6. Retifique o sal e o tomilho e tempere com pimenta a gosto.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.