Hambúrgueres de Salmão

 

Estes hambúrgueres de salmão são inspirados nos tradicionais FishCakes muito populares em Inglaterra. Se gosta de salmão vai adorar estes hambúrgueres que são feitos com batata, ervilha cozida e um toque de cebolinho fresco. Os hambúrgueres ficam crocantes por fora e muito macios por dentro.

Hambúrgueres de Salmão
Hambúrgueres de Salmão

Ingredientes Hambúrgueres de Salmão

  • 500 gr de batatas cozidas
  • 200 gr salmão
  • 100 gr de ervilhas
  • 20gr de cebolinho fresco e picado
  • 1 colher de sopa de farinha
  • Raspa de 1 limão
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta

Preparação Hambúrgueres de Salmão

BolosSalmoPassos700.700

  1. Comece por cozer as batatas sem pele em água a ferver com sal, cerca de 10 minutos. Ao lado coza as ervilhas ou se preferir coloque-as na panela das batatas 2 minutos antes do final da fervedura. Quando cozidas, escorra-as num passador e deixe-as arrefecer por completo.
  2. À parte coza o salmão em água a ferver à volta de 7 minutos. Uma vez cozido, retire-o da água e deixe escorrer e arrefecer.
  3. Pique metade do cebolinho e coloque-o numa tigela. Adicione o salmão e, usando um garfo, lasque o salmão em pedaços pequenos.
  4. Raspe a casca de 1 limão e adicione-o a uma tigela junto com a farinha. Parta o ovo para uma tigela à parte, bata um pouco e tempere com pimenta.
  5. Uma vez arrefecidas as batatas e ervilhas, volte a colocá-las na panela e esmague-as bem (se tiver um passador de puré de batata use-o). Adicione o salmão, a farinha com a raspa de limão. Vá misturando e, por último, acrescente o ovo e misture bem até ficar com uma consistência boa para moldar.
  6. Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície limpa e num prato grande. Divida a mistura em cerca de 8 pedaços e use as mãos para moldar cada bola num hambúrguer com cerca de dois centímetros de espessura.
  7. Coloque-os no prato com farinha, polvilhando bem ambos os lados com farinha para que fiquem mais estaladiços.
  8. Ponha uma frigideira em lume médio com uma colher de sopa de azeite e frite os hambúrgueres, virando cuidadosamente com uma espátula a meio da cozedura. Demoram à volta de 3 a 4 minutos de cada lado, ou até ficarem dourados e estaladiços.
  9. Salpique os hambúrgueres com o resto do cebolinho e sirva acompanhados de uma salada verde e fresca.

Inspirada na receita de Salmon Fishcakes do Jamie Oliver em www.jamieoliver.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.