Bacalhau Espiritual

O Bacalhau Espiritual é um prato tradicional da culinária portuguesa. O bacalhau é primeiro cozido e picado miudamente junto com cenoura e cebola sendo depois envolvido em molho branco, miolo de pão e temperos, acabando por ir ao forno para gratinar. O Bacalhau Espiritual é um verdadeiro prato comfort food em Portugal. É também muito fácil de se congelar numa travessa já pronta para ir ao forno, logo é uma excelente ideia prepará-lo em excesso para congelar uma parte para uma futura refeição. Recomendamos que sirva o Bacalhau Espiritual acompanhado de uma fresca salada verde.

 

Lembre-se que o bacalhau deverá ficar de molho 24 a 48 horas antes de cozer. Caso prefira há à venda bacalhau já demolhado e também bacalhau já desfiado. Se estiver realmente com pressa pode usar molho bechamel de compra : despeje-o das embalagens para um tacho, aqueça-o, retifique os temperos e junte-lhe as gemas indicadas e use conforme descrito acima.

 

Bacalhau Espiritual
Bacalhau Espiritual
Bacalhau Espiritual
Bacalhau Espiritual

Para: 8 pessoas

Ingredientes Bacalhau Espiritual

  • 800 gr Bacalhau
  • 400 gr Cebolas
  • 400 gr Cenouras
  • +/- 150 gr miolo de pão branco (cerca de 3 pães pequenos)
  • 3 – 4 c. de sopa de azeite
  • Queijo parmesão q.b.
  • Pão ralado q.b.

Ingredientes Molho bechamel

  • 2 l + ¼ l Leite
  • 6 a 8 Gemas
  • 50 gr+50 gr manteiga (ou margarina)
  • 75 gr+75 gr Farinha
  • Sal, pimenta, noz moscada q.b.

Preparação do Bacalhau Espiritual

  1. Descasque as cenouras e pique-as (ou rale-as) finamente no processador de alimentos por forma a ficarem em pedaços muito pequenos e reserve.
  2. Coza ligeiramente o bacalhau já demolhado, em lume muito brando, cerca de 7-10 minutos. Deixe arrefecer um pouco dentro da água da cozedura e quando for possível limpe-o de peles e espinhas. De seguida pique o bacalhau no processador de alimentos e reserve.
  3. À parte pique as cebolas em pedaços muito pequenos também e leva-as a refogar no azeite numa panela grande, em lume médio. Ao fim de cerca de 5 minutos junte também a cenoura e deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Vá mexendo com frequência e preste atenção para não deixar a cebola escurecer demais ou ficar queimada.
  4. Junte o bacalhau ao refogado e deixe-o refogar 5 – 6 minutos.
  5. Numa tigela à parte, coloque o miolo do pão de molho num quarto de litro de leite durante cerca de 5-7 minutos. De seguida escorra bem o pão e junte-o ao tacho do bacalhau; mexa a mistura até incorporar bem o pão e retire do lume.
  6. À parte, noutra panela, prepare a primeira parte do molho bechamel: comece por derreter 50 gramas de manteiga, junte 75 gramas de farinha, misture e deixe cozer cerca de 5-8 minutos, em lume médio, até começar a formar uma massa espessa. Baixe o lume e junte aos poucos um litro de leite (morno de preferência), misturando sempre com a colher de pau (ou com as varas). Quando estiver espesso retire do lume e junte 4 a 6 gemas, misturando bem.
  7. Junte o molho bechamel à mistura do bacalhau, mexa muito bem e coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno, espalhando bem. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC/200ºC.
  8. Prepare mais molho bechamel com a restante quantidade de manteiga, farinha e leite, juntando 2 ou 3 gemas no final. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Espalhe o molho bechamel agora preparado por cima do tabuleiro da mistura de bacalhau.
  9. Polvilhe o Bacalhau Espiritual com queijo ralado ou pão ralado, ou com uma mistura dos dois, e leve ao forno médio/forte (180ºC/200ºC) cerca de 30 minutos, ou até estar bem quente e apresentar uma bela camada dourada.

Bacalhau Espiritual
Bacalhau Espiritual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.