Pão de Curcuma e Nozes

O pão de curcuma e nozes é muito saboroso e fica excelente acompanhado com manteiga, especialmente quando quente ou torrado. Em vez de nozes também fica muito bem com avelãs.

Pão de Curcuma e Nozes

Pão de Curcuma e Nozes


Ingredientes Pão de Curcuma e Nozes

  • 550g de farinha de trigo
  • 75g de nozes picadas (aproximado)
  • 1 chávena de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó (açafrão das índias)
  • 10g de fermento seco


Preparação Pão de Curcuma e Nozes

  1. Misture os ingredientes secos: a farinha, as nozes e o fermento e reserve. Noutro recipiente misture bem o leite morno, o açúcar, a manteiga e o sal* e a cúrcuma
  2. Pouco a pouco, junte o conteúdo dos dois recipientes, misturando bem até que a massa comece a soltar-se das mãos.
  3. Sobre uma superfície lisa e enfarinhada, despeje a massa e amasse um pouco até que fique lisa e não cole nas mãos (pode também usar uma batedeira elétrica com o utensílio para massas espessas).
  4. Faça uma bola com a massa, corte um X na parte de cima e deixe descansar numa tigela tapada, à temperatura ambiente**, até que dobre de tamanho (cerca de 1 ou 2 horas).
  5. Depois de levadada, amasse a massa delicadamente por alguns segundos e divida em duas partes. Abra um pouco a massa com as mãos (pode também usar o rolo) e dobre a massa com o feitio do pão que desejar. Coloque num tabuleiro enfarinhado ou em formas separadas (também enfarinhadas) se preferir. Cubra e deixe levedar novamente até dobrar de tamanho novamente.
  6. Aqueça o forno a a 150º C. Leve o pão ao forno a essa temperatura por cerca de 30 minutos, depois aumente a temperatura para 190º e coza por mais 10 minutos ou até começar a dourar. O pão está pronto quando bater embaixo e ele soar a oco.


*Nunca pôr demasiado sal no pão nem colocar o sal em cima do fermento porque este vai ficar “morto”
**Entre 21º e 23º C

Receita inspirada em: http://www.alhoporo.com/receita-pao-de-curcuma-com-nozes/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.